Igreja Batista em Quitaúna

A experiência de ser instrumento do Senhor

Meditações no Salmo 45

Muitos cristãos querem ser “usados” por Deus. O ser “usado” faz parte do vocabulário de muitos que convivem cotidianamente dentro das igrejas locais. Usado para tocar um instrumento musical, usado para pregar a palavra, usado para dar aula, etc. O que significa ser um instrumento da parte de Deus nesta terra? Ou melhor, quando somos um instrumento do Altíssimo? Não parece que ações religiosa exteriores são decisivas para tornarmo-nos instrumentos nas mãos de Deus. Existe algo bem mais profundo sinalizado no salmo. O salmista fala acerca do rei. Um rei, em sentido amplo, é alguém dotado de muito poder, glória e respeito da parte de todos. O rei descrito no salmo, porém, não é um rei qualquer. Trata-se de um rei que espontaneamente produz no coração do salmista o desejo de recitar lindas palavras em honra a sua majestade, uma vez que não é um rei comum: é um rei abençoado. O instrumento de Deus – o rei – é alguém agraciado pelo Senhor.

A graça de Deus está sob ele, ungindo seus lábios. O toque do Todo-Poderoso foi sobre seu instrumento humano. Assim, em primeiro lugar, aquele que deseja ser instrumento nas mãos de Deus, precisa ser tocado pela graça. Não se trata de “forçar a barra” para ser usado ou ser movido por conta própria visando auto-promoção. Não. Trata-se de ser conduzido pelas mãos do Pai. Uma vez agraciado, o instrumento de Deus é movido pelos valores daquEle que agracia. Quais seriam esses valores? Verdade, misericórdia e justiça. Diferente do senso comum, que diz que ser instrumento de Deus significa ter um envolvimento ativo nas atividades religiosas de uma igreja local, o salmista destaca que o coração do rei está em conformidade com o coração do Eterno. Estar comprometido com a verdade, agir com misericórdia e amar a justiça (no sentido do profetismo dos profetas hebreus – a causa do pobre, do órfão e da viúva) são determinante para que o instrumento seja de Deus e não um ativista religioso. O rei que é valorizado na poesia hebraica por sua conformidade com a vontade do Senhor também encontra alegria! Sim, fazer a vontade de Deus resulta em festa, regozijo e prosperidade (vida plena).

Por fim, o rei é alguém amado por sua noiva, pois é um instrumento de Deus íntegro. Viver a experiência de ser instrumento de Deus traz àquele que é “usado” o reconhecimento público de quem é instrumento das bençãos celestes (do salmista, da noiva, da corte). Ser um vaso nas mãos do oleiro é ser reconhecido como sinal da graça de Deus no mundo. Sejamos, pois, instrumentos do Senhor, pois a terra carece de pessoas com o coração de Jesus, o Rei dos reis, o grande sinal de Deus na história! Pessoas que, mais do que exteriormente, seja usadas para “iluminar” a terra e “salgar” a existência (Mateus 5).