Igreja Batista em Quitaúna

A experiência religiosa

Meditações no Salmo 135

A religião institucional deve ser sempre criticada. Não se trata de uma crítica tola e irresponsável. Historicamente sabemos muito bem que as melhores intenções religioso-institucionais podem e foram deturpadas por interesses egoístas e mesquinhos por parte da classe religiosa detentora de poder. É fato a violência em nome de “Deus”, subsidiada com a força do poder religioso. É fato também a contradição entre o amor e as instituições religiosas, que suplantam os interessem dos outros, por seus próprios interesses. Por isso, a crítica é sempre pertinente, inclusive com o propósito de mitigar o risco de que esse mal volte a ocorrer e se instaurar, desvirtuando a religião. Isso não significa que a religião deva ser eliminada ou que não exista um lado positivo nas instituições religiosas. Se bem compreendida e organizada de modo equilibrado e saudável, existem elementos muito benéficos nas religiões. É justamente esse lado positivo da religião que o salmista destaca, em sua oração cheia de elementos presentes na vida dos religiosos. As convocações do salmista são sempre no plural. Ninguém cultua sozinho.

A religião proporciona encontro, comunhão com o diferente, uma vivência genuinamente comunitária. Ninguém experimenta a fé cristã individualmente, mas sempre no ajuntamento. O salmista também destaca a música entoada para o Eterno. O ambiente litúrgico que acontece nos cultos acontece por causa da religião, que organiza a liturgia para que a comunidade dos que creem adorem e deem testemunho de que são povo de Deus. Nesse espaço litúrgico, a presença de Deus se manifesta de modo místico, pois Deus está no meio do povo. A religião é o local da preservação da memória. Nas festas de Páscoa e do Natal somos levados a rememorar nossa tradição. Por exemplo, ao repetirmos todos os meses a Ceia do Senhor, preservamos a memória desse acontecimento singular que sustenta a esperança da comunidade. As novas gerações aprendem as histórias, os símbolos, de modo que nada se perde, mas é levado adiante de geração em geração. Por fim, é no espaço religioso que se reflete a fé comunitariamente.

Se abre a Bíblia, se estuda o texto perguntas são feitas. Tudo isso contribui para a fé se tornar mais madura e sólida. Somente com reflexão que Deus jamais se torna obsoleto. Somente com reflexão nos tornamos preparados para falar do Altíssimo para todos e todas. A religião tem um lado perverso e deve sim ser criticada. Entretanto, há um lado bom, que, se bem trabalhado, tornará a fé do povo no Eterno ainda mais profunda.

Viva sua vida religiosa com intensidade. Ame a sua igreja local. Desfrute ao máximo do lado bom da religião e viva a experiência da religião.

Pr. André Anéas