Buscando a Sabedoria

Igreja Batista em Quitaúna
Igreja Batista em Quitaúna
Buscando a Sabedoria
/

Final de ano é sempre uma oportunidade de fazermos uma análise profunda sobre a vida. Na minha análise pessoal, decide que quero ser alguém mais sábio. Para tanto, me debrucei no livro de Provérbios e busquei caminhos para a Sabedoria.

Primeiro caminho: é desejar a Sabedoria. Para sermos mais sábios, precisamos nos reconhecer como necessecitados e carentes de sabedoria. O orgulhoso está sempre na contramão da sensatez e é uma tolice. Somente um coração humilde encontra a Sabedoria do alto.

Segundo caminho: observando o texto de Provérbios, encontramos virtudes presentes em toda Bíblia. O sábio sempre se coloca contra a preguiça, a impaciência, a ganância, a inveja. As virtudes recorrentes no texto bíblico devem passar a serem praticadas na Vida.

Terceiro caminho: o compromisso com os pobres. As Escrituras insistem e persistem em mostrar que Deus tem um compromisso especial com os pobres, os órfaos e as viúvas. Se comprometer com os direitos daqueles que não tem direitos faz parte da sabedoria bíblica. É sábio tomar o partido dos indefesos e necessitados.

Quarto caminho: ouvir. Alguém já disse que temos dois ouvido e uma boca… há sabedoria na multidão de conselhos, em ouvir os pais, em acolher a repreensão. O sábio escuta, ouve.

Por fim, o quinto caminho: controlar a boca. A língua é um veneno. Falamos muito, sem pensar, apressadamente. O sábio é aquele que pensa antes de falar. Sabe silenciar. Gere bem a língua.

No ano que se abre, busquemos a Sabedoria… a desejando; agindo virtuosamente; comprometidos com os pobres; ouvindo mais; falando menos.

Abraço fraterno e feliz 2023!
André Anéas 🙏🏼❤️

Rolar para cima