Conversão do coração

Igreja Batista em Quitaúna
Igreja Batista em Quitaúna
Conversão do coração
/

Mateus 23: 15, João 4:21, João 4:24

O número de evangélicos brasileiros tem aumentado, bem como de templos religiosos. Provavelmente em 2030 os evangélicos serão maioria em nosso país. Entretanto, o desenvolvimento social do país não tem crescido nessa mesma proporção…

Que significa conversão? O que Jesus diz a esse respeito?

Um dia uma mulher samaritana confusa em relação as suas crenças indagou Jesus sobre qual seria o monte certo para adorar a Deus. A resposta de Jesus foi surpreendente: nem no monte em Samaria, nem mesmo em Jerusalém! Pelo fato de Deus ser Espírito, os verdadeiros adoradores deveriam adorar “em espírito e em verdade”. Esses seriam os verdadeiros “convertidos”. Quais as implicações dessa compreensão?

Jesus relativa o lugar geográfico como espaço do sagrado. Deus, por ser Espírito, não está em um lugar “santo”. Ela está em tudo! Todo lugar é lugar do Eterno, pois o Espírito sopra onde quer. É vento! É fogo! Incontrolável. Indomesticável.

Além disso, esses verdadeiros adoradores não vivem na aparência do que a religião proporciona. Não é o local para onde vão. Não é o que vestem. Não é a cartilha religiosa que escolheram ter. As aparências enganam… O que importa não é o que está fora, mas o que sai do coração! É de dentro para fora que a fé em Jesus acontece. Muito além do que a exterioridade é capaz de evidenciar.

Jesus defende uma “conversão do coração”. Quem experimenta passa a viver uma espiritualidade sem limites! Ser o verdadeiro adorador ultrapassa o vínculo religioso-institucional. É fazer da vida o lugar da verdadeira adoração.

Que significa o aumento de templos? Nada.
Que significa os evangélicos serem maioria? Nada.
É a “conversão no coração”, “em espírito e em verdade” que realmente importa, pois ela faz do discípulo de Jesus alguém que vive para glória de Deus na medicina, na educação, na família, junto dos amigos ou em qualquer lugar e junto de quem for.

Qual o monte certo? Nenhum. Quem adora o Eterno o faz na vida e em tudo que nela há. Vive em espírito… Vive em verdade. Fazendo TUDO para glória dEle.

André Anéas