Deixando de ser fraco na fé

Igreja Batista em Quitaúna
Igreja Batista em Quitaúna
Deixando de ser fraco na fé
/

Romanos 14 e 15

Fraqueza na fé, a partir do que Paulo ensina aqui, não é sinônimo de dúvida. A fé é uma simbiose de certeza e dúvida, certeza do que não se vê, prova do que não se pode provar (Hb 11.1).

Para Paulo, o “fraco na fé” é aquele que se escandaliza facilmente. Que não tem maturidade para experimentar a liberdade cristã. Em sua experiência religiosa, o fraco se acha forte por defender ideias teológicas (que muitas vezes não tem fundamento algum) e querer impô-las para os outros. Eles se acham mais “santos” por não comerem carne e também por guardarem dias especiais, achando que isso os faz mais fortes do que os outros. Estão enganados: eles são os fracos de que Paulo fala.

Como vencer a fraqueza na fé? Como deixar de ser fraco e passar a ser forte na fé? Aqui vão alguns caminhos…

Primeiramente se descobrir fraco. Quem não fizer um salto para dentro de si e ser convencido pelo Espírito que é fraco, dificilmente sairá da cegueira em que se encontra.

É importante também constatar um fato: o mundo não gira ao nosso redor. Nem tudo será do jeito que gostamos. Nem todos pensarão da mesma forma que nós. E está tudo bem, pois não somos o “sol” da galáxia.

Em terceiro lugar, não devemos confundir fé com opção teológica e litúrgica. Existem muitas teologias. Não existe uma voz evangélica que fala em nome de todos. Há pluralidade, há possibilidades, há variedades de opções religiosas. Assim, a fé é maior do que as crenças. Aceitar isso nos dá maturidade.

Por fim, precisamos nos alumbrar com a beleza do evangelho. As boas novas do amor de Deus por nós devem ser maiores do que as coisas periféricas. O evangelho é o que deve nos encantar. O resto não está em pé de igualdade com o Pai gracioso revelado em Jesus!

Cresça na fé.
Amadureça na fé.
Seja forte na fé!

André 🙏🏼❤️