EPISÓDIO 33 – Do que o diabo não gosta?

Igreja Batista em Quitaúna
Igreja Batista em Quitaúna
EPISÓDIO 33 - Do que o diabo não gosta?
/

Marcos 01: 21

Muitas vezes os filmes de Hollywood abordam a figura do diabo. É um assunto que desperta a nossa curiosidade. Mas tem muita ficção nesse imaginário popular.

Tem gente que acha que o diabo não gosta de água benta, de rituais específicos ou mesmo de sacerdotes religiosos. Em Marcos está contido o relato de um dia em que Jesus lidou com uma pessoa possessa por um “espírito impuro”, um demônio.

Diferentemente do que se acha, o diabo ficou muito incomodado com Jesus. “Por que nos incomoda, Jesus de Nazaré?”, foi a pergunta feita.

O que, de fato, incomoda o diabo? Segundo esse texto, em primeiro lugar, o ensino de Jesus. A pedagogia de Jesus faz o povo pensar, relativiza o trabalho dos sacerdotes religiosos, mexe com as dinâmicas sociais, relativiza o poder do imperador romano, altera os ensinamentos dos mestres da Lei e dos escribas. O diabo gosta mesmo que tudo fique como está. Porém, Jesus com seu ensino, veio para libertar as mentes de uma religião cristalizada em muitas tradições, costumes e entendimentos arcaicos. O diabo não gosta disso…

Mais: o povo gostava do ensino de Jesus. Ele ensinava como quem tinha “autoridade”. Não falava da boca para fora, não cumpria uma atividade religiosa, não era incoerente em relação a sua prática. O povo deseja o ensino de alguém que vive o que fala e encontraram isso em Jesus, diferentemente dos “teólogos” da época, que viviam uma vida hipócrita. O diabo não gosta disso…

Vencer o demoníaco em nossa vida deve estar relacionado a nossa fidelidade a Jesus e seu ensino, permitindo que esse processo pedagógico altere e subverta qualquer coisa da vida. O diabo ficará histérico, gritará e agirá com violência. Mas na autoridade de Jesus, imediatamente ele se calará e fugirá, pois não pode resistir ao poder do evangelho!

Abraço fraterno,
André ❤️??