Espírito!

Igreja Batista em Quitaúna
Igreja Batista em Quitaúna
Espírito!
/

Marcos 01

Natal é expectativa! Expectativa pelo Salvador que vem. Já podemos escutar os sinais!

João Batista representa essa voz “que clama no deserto”, que aponta e anuncia aquele que está chegando: Jesus. João é a transição entre uma maneira de experimentar a fé no passado, para uma nova forma, plena e cheia de Vida. Entretanto, o próprio João é igualmente um modo de viver a fé.

A fé do passado, de Moisés, da letra da Lei, do templo, está carcomida pelo poder e pelo legalismo. Não produz vida, mas tão somente hipocrisia. Uma religião de aparências. Uma religião que envaidece. Uma religião para quem não precisa de justificação, pois nela só há espaço para “justos”.

O Batista é crítico disso tudo. Por isso, vai para o deserto, deixando o ambiente oficial para trás. Chama os representantes dessa religião corrupta de “raça de víboras”. João anuncia o batismo para arrependimento. Há aqui uma melhoria, uma evolução. Quem se batiza com João assume que é pecador. Mesmo assim, esse tipo de fé opera a partir do medo: medo do profeta, medo do que há de vir e medo de Deus.

O Batista faz o seu melhor e reconhece sua limitação: ele batiza com água, mas virá outro que batiza com o Espírito! Aqui, no Espírito, está a plenitude. Se em João há jejum, em Jesus há festa de casamento; se em João já água, em Jesus há vinho; se em João há transição, em Jesus há plenitude; se em João há medo, em Jesus há paz interior!

Em que momento você está? Na hipocrisia, no medo ou no Espírito? Aproveite o período do Advento para se preparar para viver a fé no Espírito, só nele você viverá uma espiritualidade plena de sentido em Jesus. Ele vem, Ele já chegou e Ele voltará. Por que esperar mais para correr para os braços da graça e da misericórdia daquele que batiza com o Espírito?

André 🙏🏼❤️