EPISÓDIO 25 – Igreja: eu não vim até aqui para desistir agora!

Igreja Batista em Quitaúna
Igreja Batista em Quitaúna
EPISÓDIO 25 - Igreja: eu não vim até aqui para desistir agora!
/

1ª Carta de Paulo aos Coríntios 11: 17

Eu acredito na igreja! Chego a beirar a ingenuidade e ter um pensamento utópico… Mas acredito na igreja. Não me tornei pastor para desistir agora. Aliás, “não vim até aqui para desistir agora!”.

Entretanto, é fundamental entender que igreja é essa. Infelizmente existem igrejas que fazem mais mal do que bem. Paulo não consegue elogiar a igreja de Corinto, pois as reuniões deles faziam mais mal do que bem, distorcendo – e muito – o sentido e significado da Ceia do Senhor.

Aprendemos com Paulo que uma igreja cheia de divisões, de espírito sectário, desunida, que não possui unidade e amor, está na contramão do tipo de experiência comunitária que a fé cristã deveria ter.

Mais: toda lógica individualista nada tem a ver com Jesus! Ir à igreja e pensar somente em mim, na minha benção, no meu milagre, no meu bem estar, nada tem a ver com a fé no nazareno.

Por fim, Paulo mostra que uma igreja que tolera a humilhação do diferente, manifestada no preconceito com o empobrecido, no racismo, no machismo ou na xenofobia, é uma igreja que não sabe discernir o Corpo de Cristo.

Eu não vim até aqui para desistir agora! Por isso, insisto, trabalho e persevero no servido dentro da igreja, pois quero contribuir para que a igreja de Jesus seja um lugar em que eu queria estar com a minha família e amigos, vivendo uma experiência de fé verdadeira: uma alternativa de tudo o que existe nas culturas desse mundo.

Como você tem contribuído para que a atmosfera da igreja seja menos sectária, menos individualista e menos preconceituosa? Vamos viver de verdade a experiência de sermos comunidade de Jesus? Espero que você não tenha vindo até aqui para desistir agora… Espero que a igreja que estamos sendo faça, no mínimo, mais bem do que mal.

Abraço fraterno,
André Anéas