EPISÓDIO 40 – Os verdadeiros escândalos

Igreja Batista em Quitaúna
Igreja Batista em Quitaúna
EPISÓDIO 40 - Os verdadeiros escândalos
/

Mateus 18:01

O “escandalizar o irmão” é normalmente identificado com alguns clichês que foram se consolidando como verdades ao longo dos anos. Entretanto, quando lemos o texto com uma bela dose de bom senso, percebemos que o que preocupa Jesus é outra coisa.

Jesus afirma que melhor seria se lançar ao mar, cortar uma mão ou cortar um pé do que escandalizar um dos seus pequeninos (crianças literalmente ou novos na fé). Que tipo de escândalo ou de armadilha é essa a que ele se refere?

Essa fala de Jesus inicia com a pergunta sobre quem seria o maior do reino dos céus. É uma pergunta com aparência de santidade, de religiosidade e de coisa boa. Afinal, os discípulos estão preocupados com o céu. Porém, por detrás dessa pergunta está contido um pseudo-amor, uma pseudo-santidade e uma pseudo-comunhão. Coisas aparentemente boas, mas que são motivo de escândalo aos pequeninos.

O grande perigo e razão do juízo divino está em comportamentos e lógicas com aparência de algo bom, mas que na verdade distorcem a graça divina, a verdadeira santidade e alegria da comunhão da igreja. Cuidado para que o escândalo não venha de você. Lembre-se que: “escandalizar” o irmão não tem absolutamente nada a ver com se pode ou não pode as coisas que normalmente os crente imaginam, e sim com coisa que parecem um tanto “santas”.

Beijo santo,
André ??