Sabedoria: comida, bebida e trabalho

Igreja Batista em Quitaúna
Igreja Batista em Quitaúna
Sabedoria: comida, bebida e trabalho
/

Eclesiástes 02:24 03:13 05:18 08:15

Novo ano: tempo de reflexão e análise profunda da vida…

Sempre nesse tempo busco sabedoria nas Escrituras para discernir a vida e os seus rumos. Nesse ano me voltei ao Eclesiastes, buscando discernir o que o Eterno pode iluminar em minha jornada. Descobri o que vale a pena debaixo do sol: comida, bebida e trabalho.

Mas, como diz a canção, “a gente não quer só bebida…”. Tão pouco o sábio. Que ele quer dizer com isso?

Das coisas da vida, não vale a pena correr pelo dinheiro, pela fama ou pelo sucesso. Isso é tolice.
Não vale a pena, pois essas coisas não nos saciam nessa vida sem sentido, em que o injusto, o mal e o tolo prosperam em detrimento dos justos, dos bons e dos sábios.

Que vale a pena na vida?

Comida – A comida é o símbolo da simplicidade. O pão, feito apenas de trigo e água, se bem feito fica crocante por fora, saboroso por dentro e cheio de magia quando passado em belo azeite com sal. Há algo mais simples que isso? Comer é estar na mesa, junto de amigos e amigas, da família, partilhando debaixo de uma atmosfera de sabor, cheiro e sabor.

Bebida – A bebida é símbolo de alegria. Quem brinda de copo vazio? Não qualquer alegria, mas a que é vivida no presente, no hoje e no agora. Querer ter a felicidade como meta de vida é tolice. Entender que a felicidade está no passado é igualmente tolo. O brinde acontece no agora da existência. Seja feliz no hoje, pois o ontem passou e o amanhã ninguém conhece.

Trabalho – Trabalho é criatividade. Que prazer maior há em ver o fruto do que se faz com as mãos? Uma vacina, um poema, um estória, uma canção. Se alegrar com o fruto do nosso esforço é dádiva de Deus! Pelo que você trabalha? Pelo trabalho que paga mais? Trabalha escolhendo sempre o que é mais fácil? O sábio nos ensina a nos regozijarmos com o fruto do que as nossa mãos produzem.

Que você deseja para 2024?

Particularmente, quero essa sabedoria. Sabedoria que me ensina a dar valor para as coisas simples; me alegrar no hoje; e desfrutar do prazer do fruto do meu trabalho.

Quero que a minha filha – a Anne – olhe para o seu pai e encontre uma vida bem vivida, cheia de sabedoria. Que faremos com o tempo que nos é dado? Sejamos sábios e desfrutemos bem do tempo que se chama hoje, em simplicidade, alegria e satisfação.

André ✝️❤️🙏🏼